As refeições de fim de ano, em confraternizações e festas de família, por exemplo, são realmente memoráveis. Todos fazem do bom e do melhor para servir uma mesa farta e apetitosa. Escondidos entre essas delícias, no entanto, estão alguns alimentos que merecem atenção especial, pois podem causar alergias ou danos à saúde dos dentes, por exemplo. Confira:

1. Frutas Secas

Frutas secas costumam ser cobertas por uma camada rica em açúcar. Além de grudar nos dentes e gengiva e dificultar a limpeza e escovação, esse tipo de alimento pode contribuir para o aparecimento ou agravar a presença de cáries. Além disso, amendoins, nozes e castanhas são uma das principais fontes de alergias durante a época natalina.

2. Bebidas alcoólicas

Além de conter açúcar, o álcool inibe a produção de saliva, que serve como uma espécie de detergente natural para os dentes, aumentando ainda mais as chances de cárie.

3. Carnes

As carnes consumidas durante as festas, como chester, lombo e peru, podem servir de armadilha para os alérgicos por conta de um carrapato conhecido como Estrela Solitária. A ação desse artrópode pode provocar uma violenta reação alérgica. O indicado é evitar o consumo em excesso de carnes e ficara atento para qualquer sintoma de alergia durante e depois da ceia.

4. Panetone

Além das frutas cristalizadas, o panetone contém muito carboidrato fermentável. Assim como o álcool, ele diminui a produção de saliva e compromete a saúde dos dentes, contribuindo para as cáries.

Deixe um comentário (*campo obrigatório)