A cirurgia refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para correção do “grau dos óculos” (miopia, astigmatismo e ou hipermetropia) feita por meio de um equipamento chamado Excimer Laser. Esta correção pode ser feita através do modo PRK, em que a aplicação do laser ocorre diretamente sobre o tecido corneano superficial, ou do LASIK, que atua diretamente na córnea. A indicação do método mais adequado depende de uma profunda avaliação médica. Saiba mais sobre esses procedimentos cirúrgicos que visam a mudança da refração dos olhos e consequente correção dos vícios de refração.

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa)
Na técnica do PRK, o olho é anestesiado com gotas de colírio anestésico e um aparelho é colocado entre as pálpebras para impedir que se pisque durante a cirurgia. Em seguida, o oftalmologista remove o epitélio, uma fina camada que recobre a córnea e, então, a energia do Excimer Laser vaporiza o tecido corneano, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar a miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Terminada a aplicação do laser do PRK, o oftalmologista põe uma lente de contato terapêutica sobre a córnea operada, que será removida dentro de 2 a 5 dias. O resultado visual alcançado é avaliado num período que varia de algumas semanas a 3 meses em média, de acordo com as características de cicatrização de cada pessoa.

LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis)
A técnica do LASIK difere da PRK porque corrige a visão agindo em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da cornea. Com isso, a melhora da visão ocorre mais rapidamente, geralmente em 24 horas. Nesta técnica, após o olho ter sido anestesiado com colírio, um aparelho é colocado entre as pálpebras para impedir que se pisque durante a cirurgia. Em seguida, um instrumento chamado microcerátomo realiza um corte muito delicado e preciso na superfície da córnea com a finalidade de levantar uma fina camada (lamela). Esta mesma etapa pode ser realizada com um outro tipo de laser chamado de Fentosecond Laser. Após a confecção da lamela, o paciente foca o olhar na luz do Excimer para o laser ser aplicado e remodelar a forma da córnea. Por fim, a lamela é recolocada de volta ao lugar sem necessidade de pontos.

Deixe um comentário (*campo obrigatório)