Uma visita ao médico pode mudar pra sempre a vida de um paciente. Os resultados de um exame de rotina também. Lidar com más notícias sobre sua saúde ou de algum ente querido é uma experiência que ninguém deseja passar, mas, na maioria das vezes, se torna inevitável.
Confira algumas dicas que podem ajudar você a passar por esse momento desafiador.

1. Repita o que ouviu e evite confusão
Muitas vezes, há grande diferença entre o que os médicos dizem e o que os pacientes e seus familiares realmente entendem. Esclareça o que você ouviu, ou o que entendeu disso, repetindo para seu médico as conclusões que tirou. Essa atitude dará ao médico a chance de esclarecer possíveis desentendimentos e evitar confusões sobre uma situação que já não é fácil.

2. Busque apoio
Seja você o paciente ou alguém próximo, encontrar suporte pode fazer a ida ao hospital, ao tratamento ou até a volta para casa uma viagem muito menos assustadora. Por exemplo, durante as horas de espera de uma cirurgia, a família e amigos reunidos oferecem muito mais suporte emocional e até mesmo logístico. Não torne uma situação difícil mais desafiadora ainda, busque apoio.

3. Não fique obcecado
Perguntar ao médico sobre porcentagens, taxas de sucesso, entre outros dados, pode dar um senso errado ou falso de esperança. Faça as perguntas em termos de objetivos pessoais de melhora e não em números estimados. Por exemplo, um paciente com câncer avançado pode desejar mudar as datas de eventos importantes, como a celebração de um casamento, para que esteja com sua família nesse dia.

 

 

Deixe um comentário (*campo obrigatório)