O consumo excessivo de açúcar é um dos principais inimigos da sua saúde. Alimentos naturalmente adocicados, como as frutas, mostram que é possível uma vida sem açúcar refinado e ainda muito saborosa e saudável.

Confira 5 benefícios que o corte do açúcar em sua dieta pode trazer para sua saúde e bem-estar:

1. Perda de peso e diminuição da pressão sanguínea
O consumo de açúcar é uma das principais razões para o ganho daqueles quilinhos extras tão indesejáveis. Cortar o doce pode ajudar você a eliminar esse peso, além de reduzir sua pressão sanguínea. Em um estudo norte-americano publicado na revista Obesity mostrou que a mudança na dieta traz resultados positivos em apenas 10 dias. Os participantes da pesquisa não diminuíram o número de calorias consumidas, mas sim a quantidade de açúcar e o colesterol caiu 10 pontos, pressão sanguínea diminui 5 pontos e os triglicerídios em 33 pontos, além da perda, em média, de 1 kilo.

2. Mais calma e menos dor
Açúcar em excesso no organismo aumenta a produção de citocinas, que irritam o sistema nervoso. Quando sua dieta está livre do doce, sua reação a fatores estressantes será muito mais equilibrada, já que seu corpo estará livre das inflamações provocadas pelo açúcar. Além disso, as citocinas também estão envolvidas no sistema de resposta a dor do corpo, fazendo com que você seja menos incomodados por possíveis dores.

3. Paladar revigorado
O paladar é extremamente estimulado pelo açúcar, deixando-o em uma espécie de estado anestesiado para sabores mais naturais. O consumo de doces artificiais acaba aniquilando o sabor naturalmente adocicado e diversificado de alimentos como morangos, mamão, melancia, entre outro. Eles podem até mesmo parecer amargos para alguns organismos muito viciados. Felizmente, os sensores do paladar não são afetados permanentemente e você pode voltar a apreciar o sabor natural da comida.

4. Diga adeus ao sono incontrolável e falta de concentração
O consumo frequente de doces faz com que a pressão do seu sangue percorra uma verdadeira montanha-russa, deixando você exausto. Ao substituir alimentos cheios de açúcar por aqueles que seu corpo demora mais para processar, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, você não experimentará mais os picos de açúcar e verá uma melhora significativa em seus níveis de energia e concentração.

5. Níveis de insulina voltam ao normal
A insulina é liberada pelo corpo para capturar o açúcar e usá-lo como energia ou armazenar como gordura. Quando você para de ingerir açúcar, seu corpo reconhece que não precisa mais de tanta insulina. Esse processo, porém, não é imediato. São necessários alguns dias para que seu corpo entenda o novo ritmo de consumo energético.

 

 

 

 

 

 

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