A semente de chia é a prova final de que tamanho não é documento! Essas pequenas bolinhas são pequenas, mas mesmo assim, riquíssimas em nutrientes como Omega 3, cálcio, potássio e magnésio, para citar alguns. Além disso, elas são muito úteis para evitar a fome, ou melhor, a gula, já que apenas uma colher de chá contém até cinco gramas de fibra! Para aproveitar todos esses benefícios de maneira prática e saborosa, confira 10 maneiras de incorporar as sementes de chia à sua alimentação:

1. Para fazer pudim

As sementes podem absorver muitas vezes o seu peso em líquido, então quando são submergidas em água ou leite durante a noite, você consegue um prato que parece um pudim de tapioca na textura. Experimente adicionar mel e canela, por exemplo, e aprecie um café da manhã ou lanche da tarde saudável e leve. Se quiser mais opções, basta buscar por receitas alternativas de pudim de semente de chia ou criar suas próprias variações.

2. Como cobertura

Deixe seu iogurte ou aveia mais crocante com a adição das sementes. Uma vez que elas estiverem por um tempo submersas em líquidos, elas adquirem a forma de bolinhas gelatinosas. Se você não gosta dessa textura, adicione ao seu mingau logo antes de comer. Uma colher de sopa de chia pode oferecer cinco gramas de fibras e três gramas de proteína, além de magnésio, ferro, cálcio, potássio e omega 3, com apenas 60 calorias. Brancas ou pretas, as sementes são igualmente boas, então escolha as que você preferir (ou a que o supermercado oferecer).

3. Nos muffins e muito mais

Se você estiver preparando panquecas, waffles, muffins ou granola feita em casa, acrescente sementes de chia. O sabor delas é neutro, por isso podem ser usadas com quase tudo, e acrescentar nutrição e calorias saudáveis para seus lanches e petiscos.

4. No lanche das crianças

Uma alternativa saudável para as crianças e que não precisa ser olhada de cara feia! Todas as opções de receitas podem ter um toque divertido para que seus filhos aproveitem os benefícios da chia sem perder a graça em seus lanches escolares. É uma ótima forma de ajudá-los a ingerir mais nutrientes sem perder o sabor que gostam de outros alimentos.

5. No pão

Acrescentar as sementes na receita de pão é uma ideia perfeita! Além disso, você pode trabalhar com outras adições como a semente de girassol, a aveia, o gergelim, a linhaça, etc. Elabore a melhor opção para seu paladar e seu bolso e não perca os nutrientes em seu pão de manhã ou durante um cafézinho a tarde.

6. Petiscos

Procure por snacks que contenham a semente, como barras de cereais e outros produtos especiais. Consumir durante os intervalos na escola, no transporte para o trabalho ou antes de ir para a academia.

7. Na geleia

Nada melhor do que uma geleia caseira para colorir e adoçar o dia a dia. As sementes de chia são uma alternativa maravilhosa para a produção de geléia sem adição de pectina, por conta de sua textura. Além disso, você pode pular o açúcar, dependendo da doçura da fruta com que estiver trabalhando. Não deixe de experimentar combinações de frutas, também, como ameixas e pêssegos, amores e morangos.

8.  No preparo de peixes, carnes e vegetais

Acrescente as sementes de chia no preparo desses pratos parar acrescentar mais crocância e nutrientes. Ao fazer mistura para milanesas, por exemplo, procure por receitas que incluem as sementes e não tenha medo de inovar. O sucesso é feito de tentativas e testes.

9. Na rotina de beleza

Alimentos que também servem como produtos de beleza são adorados por todos, como o óleo de coco! A chia, além de fazer bem para seu metabolismo, também funciona na sua saúde exterior. Utilize-a na esfoliação e polimento da pele. É possível economizar e fazer seu próprio creme esfoliante em casa, basta buscar pela receita que você preferir e mandar ver!

10. Como combustível

Se você gosta de praticar exercícios de muito esforço, como a corrida e o ciclismo, deve conhecer alguns gels usados para aumentar e abastecer suas energias durante os exercícios. Infelizmente, alguns desses produtos contém muito açúcar e ingredientes artificiais, que podem afetar seu estômago e atrapalhar seu treino. As sementes de chia e sua capacidade de transformar líquidos em gel podem ajudá-lo a evitar esses problemas. Há diversos recursos e receitas online para fazer seu próprio “combustível” natural em casa, com ingredientes totalmente naturais, como mel, suco de laranja, sal e sementes de chia.

 

Deixe um comentário (*campo obrigatório)