O estresse e a ansiedade são a combinação perfeita para uma má alimentação. As preocupações da rotina empurram suas refeições para a base da lista de prioridades e você acaba comendo a primeira opção que surge em sua frente, o que, normalmente, significa alimentos cheios de gordura e açúcar. Esse tipo de dieta, no entanto, contribui significativamente para o mal estar e pode aumentar seu estresse, piorando a situação. Aproveite para descobrir 12 alimentos deliciosos e saudáveis que podem ajudar você a ficar mais concentrado, calmo e vitaminado!

1. Vegetais e folhas verdes

O X-burger pode parecer a melhor opção, mas fuja dele! Vegetais e folhas verdes como espinafre contém substâncias que produzem dopamina, um químico que induz o prazer no cérebro e ajuda você a manter a calma.

2. Peito de peru

O aminoácido triptofano presente em alimentos que contém proteína ajuda a produzir serotonina, a substância que regula a fome, sentimentos de felicidade e bem-estar. Sozinho, o triptofano pode ter um efeito calmante. Outros alimentos ricos nesse químico são nozes, sementes, tofu, peixe, lentilha, aveias, grãos e ovos.

3. Aveia

Se você ama carboidratos, é muito provável que nada ou ninguém possa separar você de um bolinho na hora do estresse. Bom, a primeira regra é que você não deve ignorar ~totalmente~ essa vontade. De acordo com uma pesquisa realizada pelo MIT, os carboidratos podem ajudar o cérebro a produzir serotonina. A questão é que, ao invés de sair correndo atrás de algo doce e cheio de calorias vazias, você deve optar por algo nutritivo. O estresse pode fazer com que o açúcar no sangue aumente, então um carboidrato como a aveia não vai aumentar ainda mais essas doses de açúcar sanguíneas, que devem ser equilibradas.

4. Iogurte

Pode parecer muito estranho, mas as bactérias em seu intestino contribuam para o estresse. Pesquisas mostras que o cérebro manda sinais para o intestino, o que pode explicar porque algumas pessoas possuem sintomas gastrointestinais quando experimentam o estresse. Acalme seu organismo com o iogurte, cheio de cálcio e proteínas.

5. Salmão

Hormônios como a adrenalina e o cortisol podem aumentar em períodos de estresse, por conta da ansiedade. Os ácidos do Omega 3 presentes no salmão possuem propriedades antiinflamatórias que ajudam a contra atacar os efeitos negativos desses hormônios.

6. Mirtilo

O mirtilo, uma frutinha pequena e azul ou roxa, contribui com antioxidantes na batalhe que existe dentro de você quando está estressado. Além disso, tem uma papel muito importante na imunidade, por aumentar as células de defesa do organismo, os glóbulos brancos.

7. Pistache

Já percebeu que quando estamos estressados fazemos uma atividade repetitiva, como balançar as pernas, bater os pés no chão, os dedos na mesa, ou… comer compulsivamente? Ao invés de atacar os salgadinhos, vá para o pistache. Abrir a casquinha que o envolve pode ajudar a acalmar sua”luta interior”, além de contribuir para a diminuição da sua comilança.

8. Chocolate amargo

Um pedacinho, e não a barra toda! O chocolate amargo pode ajudar a controlar seus níveis de estresse. Busque por opções que contenham pelo menos 70% de cacau.

9. Leite

O leite é uma excelente fonte de vitamina D, um nutriente que pode aumentar a felicidade. Pessoas que tem bons níveis dessa vitamina apresentam bem menos chances de ter distúrbios de pânico.

10. Abacate

Essa super fruta pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito sem precisar comer muito. A saciedade é essencial para que o estresse vá embora. E, além disso, a fruta é nutritiva e não será uma caloria vazia que não durará muito tempo em sua recarga de energia.

 

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